...Os filósofos do ENEM
E aí? Você acha que substituir o vestibular das universidades pela prova do ENEM é uma boa idéia?

Sempre achei que o sistema do Brasil devesse ser mais como a dos Estados Unidos. As universidades "escolhem" seus candidatos através de uma análise do histórico escolar do aluno. A pessoa vai ter de realmente se dedicar durante o Ensino Médio e Fundamental, se quiser se especializar em alguma área, mais tarde. O problema é que, para as coisas funcionarem assim, exige-se uma mudança cultural muito forte.

O brasileiro não dá a devida importância ao estudo. É só prestar atenção à quantidade de alunos que repetem séries ou desistem da escola muito cedo - para não mencionar aquelas crianças que jamais tiveram a oportunidade de pisar em uma sala de aula. Ao invés de reformar escolas, instruir professores e implementar uma didática efetiva, o governo foca suas atenções em outros aspectos. Como o desvio de verbas públicas e a utilização de passagens para cunho pessoal, por exemplo.

A implementação do ENEM no lugar do vestibular deve ser efetuada no ano que vem. Acho que, quanto mais unificado for, melhor será. Todos precisarão estudar de forma igual para entrar na faculdade, não apenas responder a algumas questões, fazer uma redação meia-boca e BUM! Estamos dentro!, como acontece em algumas universidades por aí.

Universidade não é Ensino Médio, ao contrário do que alguns alunos parecem pensar. O estudo, como um todo, merece ser levado à sério, e a situação atual do Brasil, em relação a este assunto (e tantos outros), é preocupante.

Abaixo, seguem algumas pérolas retiradas dos exames do Enem, dos últimos três anos, só para dar uma descontraída. Tem que rir para não chorar.

"O sero mano tem uma missão..." (Incrível!)

"O que são de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Entenderam?)

"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele." (Interessante ponto de vista.)

"Eis um problema de muita gravidez." (Com um parto previsto para 9 meses, espero.)

"A AIDS são transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentários...)

"Já está muito de dificiu de achar os pandas na Amazãnia" (Ouvi dizer que estão escondidos embaixo dos dromedários.)

"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu, o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira.." (Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito ORDEM E PROGRESSO.)

"Não cei se o presidente está melhorando as insdiferenças sociais ou promovendo o sarneamento dos pobres. Me pré-ocupa o avanço regresssivo da violência urbana." (Minha nossa.)

"A prinssipal função da raiz é se enterrar no chão." (A secundária é reter os nutrientes do solo, mas isso nem é muito importante, mesmo...)

"A terra é um dos planetas mais conhecidos e habitados no mundo. Os outros planetas menos demográficos são: Mercurio, Venus, Marte, Lua e outros 4 que eu sabia mas como esqueci agora e está na hora de entregar a prova, a senhora não vai esperar eu lembrar, vai? Mas tomara que não baixe minha nota por causa disso porque esquecer a memória em casa todo mundo esquece um dia, não esquece?" (Fantástica!)

"A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu." (Na velocidade 5!)

"Tem empresas que contribui para a realização de árvores renováveis." (Todo mundo na vida tem que ter um filho, escrever um livro, e realizar uma árvore renovável.)

"A camada de ozonel." (Estaria o indivíduo falando sobre o Chris O’Zonnell?)

"Uma vez que se paga uma punição xis, se ganha depois vários xises." (Einstein!)
11 Responses
  1. Pois é colega (e neste momento exato, em aula juntamente comigo te vendo usar o computador)

    Concordo contigo. Também acho que analisar todo o histórico escolar do aluno par aque este possa ingressar na faculdade seria uma idéia ótima. Mas para que isso aconteça ainda precisaremos de muitas mudanças. Infelizmente, em alguns aspectos, como a educação e sua importancia, estamos anos-luz atras de países como os Estados Uunidos.

    Beijo ;)


  2. Guinei Says:

    Muito boa a reflexão Raquel!Como afirmaste no texto, o Brasil precisa de uma mudança cultural muito forte e isso precisa vir de cima.No entanto,as autoridades estão desvalorizando cada vez mais o ensino no país.Não precisa ir longe para perceber a precariedade da educação e a tendência é só piorar.
    Finalizando este breve comentário, preciso desabafar contigo e dizer que torço com todas as forças para que a minha universidade não se exponha a esta porcaria de ENEM!
    Obrigado pela força, parece que a inspiração me volta lentamente!
    Forte abraço!Até mais!


  3. Pâmela Says:

    Acho que o problema é bem maior do que isso...
    O ensino se tornou mercadoria e não vai ser o Enem ou o histórico escolar que vão mudar isso.
    Universidade pública deve ser para quem PRECISA e não para quem PODE. Começa por aí!
    =)


  4. Camila Says:

    discutimos isso ontem em sala na faculdade !!
    axo uma boa ideiaa,


  5. Aline Says:

    Ainda não formulei minha opinião, mas fico aliviada por não precisar mais passar pelo vestibular. Rs!



  6. Nicole Dias Says:

    "A AIDS são transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." - PUUUUTS! As pessoas vem com cada uma...
    ;*


  7. Mesmo com a mudança do vestibular existe a absoluta tendência dos mais bem preparados pelos colégios particulares obterem o maior número de vagas. Como focaste bem o governo se preocupou com a parte errada. Deveriam investir mais na educação básicas gerando melhores estudantes para disputarem às vagas.


  8. J Araújo Says:

    Concordo com vc com referencia as mudanças no sistema do vestibular. Na veredade no Brasil, não a interesse dos governantes em investir com seriedade em educaç~~ao; o povo ficaria mais inteligente e isso prejucaria em muito os interesses mesquinhos daqueles que sabe usar o povo como massa de manobra, principalmente os analfabetos, é mais fácil manipular.

    Bj


  9. Querida seria bom avaliar aluno pelo seu histórico escolar, mas está difícil, parece-me que os jovens acham graçam em escrever errado... O governo precisa mudar o método de ensino na escola pública, os alunos estão entrando sem nada saber, e saindo sem saber nada... Agora com a mudança da ortografia, que tudo vai virar uma bagunça generalizada...

    beijinhos..


  10. Dennis Mag Says:

    O Raquel...tenho projetos novos...e tbm queria te passar o link do blog da Joice ..olha aí...acho que tu vai sabedr quem ela é...ela sempre escreve no Jornal d aVuila Martins Pilger...um bjo.

    http://tomeiumadecisao.blogspot.com/


Postar um comentário

Comenta, vai!