...Dúvidas e certezas...
Com esse friozão batendo aqui no Rio Grande do Sul, uma das alternativas de lazer é, sem dúvida, enfiar-se debaixo das cobertas, pegar uma pipoquinha e assistir a um filme. Por isso, para quem adora a telinha, aproveito para recomendar um.
"A dúvida pode ser um elo tão poderoso e duradouro quanto a certeza".
Assim começa o sermão do Padre Flynn, no filme (indicado a 5 Oscars) Dúvida, de John Patrick Shanley.
Uma adaptação do sucesso da Brodway de mesmo nome, o longa conta a história da escola católica St.Nicholas, na Nova York de 1964. A diretora é a Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), cujas atitudes excessivamente disciplinadoras fazem o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) tentar mudar, com pequenos gestos, a diretriz autoritária da escola. Contudo, a Irmã James (Amy Adams) percebe algo suspeito no modo como o padre Flynn trata o pequeno Donald Miller. Por ter entrado há pouco tempo na escola e ser o primeiro aluno negro, Donald não é bem-tratado pelos colegas. Solitário, encontra conforto nas atenções do padre Flynn, que se dá muito bem não somente com ele, mas com todos os outros alunos com o seu jeito bondoso.
A suspeita da Irmã James é suficiente para fazer Irmã Aloysius iniciar uma batalha sutil e silenciosa para "desmascarar" o padre Flynn e expulsá-lo da escola, acusando-o de abuso sexual.
Em uma das cenas mais interessantes do filme, o padre Flynn discute a situação e o autoritarismo da Irmã Aloysius com a inocente Irmã James, afirmando a ela que "Não há nada errado com o amor". As palavras "abuso sexual" não são mencionadas de forma alguma, e nada é mostrado de forma escancarada durante o filme, que, seguindo o título, deixa-nos na dúvida entre a inocência e a culpa, entre o certo e o errado. É um filme de paradoxos, que nos faz pensar não somente sobre o modo como a Igreja Católica funciona, mas sobre a natureza sombria do ser humano e nossas atitudes em relação ao próximo.
Embora nada seja provado no relacionamento entre o padre Flynn e o garoto, a Irmã Aloysius consegue fazê-lo afastar-se da escola. Com um final surpreendente, a atuação de Meryl Streep mostra que, embora sua pose autoritária fosse forte e sua certeza fosse grande, ninguém, no fim das contas, tinha certeza de nada.

Fantástico. Vale a pena. Atuação, fotografia e roteiro impecáveis.

Segue o trailer:




Ficha Técnica

Título Original: Doubt
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley, baseado em peça teatral de John Patrick Shanley
...Palhaçada ambiental

Ouvimos falar de queimadas e de desrespeito para com o meio ambiente, mas acho que nunca nos atinge tanto como quando acontece bem debaixo dos nossos narizes. No meu caso, foi bem em frente à minha casa.
Estava eu mexendo no computador quando senti cheiro de fumaça e fui ver o que era, saí para a rua e percebi que tratava-se de uma queimada, na quadra em frente à rua onde moro. Não pude ver quem era nem o que estavam queimando. Pelo cheiro, eram as árvores mesmo. O fogo não estava muito alto, mas o volume de fumaça era muito grande.
Em 2008, o Brasil registrou 93 mil queimadas. E, apenas no início deste ano, o número cresceu 466%. Para não mencionar que, de ontem para hoje, já foram encontrados 53 focos de queimadas no país, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Mais um descaso com a natureza. Depois reclamam do excesso de poluição na cidade... com moradores assim, não poderia ser de outra forma.


Que vergonha, hein?