Seis coisas...
Fui convidada pelo blog da Bruna para participar de um meme, onde tenho que descrever seis coisas que me definem. Dificílimo... sou um pouco de tudo... Mas o meme pede apenas seis, então... vamos lá:

- Voz
- Chocolate
- Vontade
- Computador
- Filmes
- Roupas


Ufa! Tem tanta outra coisa... mas agora, antes que eu fale as outras, repasso o meme para Barão Vermelho, Quase Trinta, Coisas e Delírios de Mulher, Inventando Batidas, Cartilha Feminina e Muito Som e Pouca Fúria. Respondam, se quiserem!

Abração!
Cachorro é tudo de bom!
Já leram o livro "Marley e eu", escrito pelo jornalista americano John Grogan? Se não, por favor, pulem das cadeiras e saiam correndo para a livraria mais próxima.

Gente, não achei que fosse chegar a tanto, mas o livro entrou para o meu Top 5 de Melhores Leituras. É maravilhoso. Especialmente para quem tem, já teve, ou pensa em ter cachorros.

Lendo, a gente se identifica. O livro conta a história real da família Grogan e o terrível "cãozinho" Marley, que pesa cerca de 50kg e cujos principais atributos são mastigar assoalhos, sofás, destruir a casa, arrastar mesas e correr atrás de poodlezinhas. Fez a minha cachorra Keyra (na foto ali embaixo) parecer uma santa. Mas é claro que as intenções de Marley são as melhores e ele tem aquela percepção canina e aquela sensibilidade que, talvez, falte a muitos humanos.

Não é apenas uma lição de vida, mas também uma bela lição de jornalismo, especialmente para quem deseja trabalhar em colunas: saber capturar as coisas simples da vida e transformá-las em palavras, de modo a tocar o leitor da forma como John Grogan tocou os leitores do Philadelphia Inquirer com a história real de Marley, recebendo incontáveis cartas e mensagens.
A gente se identifica. E sabem, achei que eu já tinha chorado bastante lendo o livro. Hoje, fui olhar o filme...

Vocês têm idéia do que é a sala de cinema inteira fungando e chorando? INTEIRA. A gente olhava para as pessoas do lado e elas olhavam de volta, enxugando lágrimas e rindo sem jeito... mas não tinha como não se emocionar. De uma forma ou outra, a história toca profundamente em tópicos que muitas vezes me questionei.

Acho que cães tem muito a ensinarem para seres humanos. Para um cão, não importa se somos ricos ou pobres, bonitos ou feios. Eles amam incondicionalmente. Como bem colocou John Grogan nos trechos finais do livro, "Descobri que tudo estava bem à nossa frente. Às vezes, era preciso um cachorro com mau hálito, péssimos modos e intenções puras para nos ajudar a ver."


Uma bela reflexão para o final de ano. Um cão pode, sim, ensinar aos seres humanos lições valiosíssimas sobre devoção, simplicidade, alegria e amor incondicional.

Aquele slogan da marca de comida canina está totalmente certo.

Cachorro... é tudo de bom.

Caridade
Natal... Ano Novo... época de paz, amor... solidariedade.

Sábado passado, eu, a Bruninha e o Teilor fomos para Sapiranga, participar de um evento natalino que o Centro de Formação de Condutores Valderez de lá estava promovendo. Durante um mês, eles recolheram brinquedos, roupas, alimentos e bombons para distribuir pelas áreas carentes da cidade.

Saímos do CFC às 14h da tarde, e, juntos com mais umas vinte pessoas (inclusive Papai Noel) rodeamos Sapiranga distribuíndo o que havíamos arrecadado e, é claro, apresentamos uma pecinha de teatro, sobre Natal e solidariedade.

Passamos por lugares que deixam a gente de coração apertado. Lugares onde água e luz são luxos inalcançáveis. Onde ter um teto para morar, nem que seja uma lona preta, é uma vitória inigualável. Não é preciso dizer que as crianças ficaram mais do que contentes com os brinquedos que distribuímos. Com as roupas, com a comida, com os doces, com o teatro...


Dizem por aí, também, que fazer esse tipo de ação social, especialmente em épocas como essa, "lava a alma". Sabem... eu não acho. Não consigo me sentir aliviada depois de visitar lugares em situações miseráveis como os que visitei. Não dormir tranqüila e com a mente em paz sabendo que grande parte do país e do mundo vive exatamente dessa maneira.

Injustiça, é a única palavra em que consigo pensar. Ainda mais se formos analisar a dificuldade - para não dizer improbabilidade - das pessoas escalarem a pirâmide social e melhorarem suas condições de vida. Como vão conseguir um trabalho que as ofereça uma renda decente e todos os benefícios a que têm direito se pelo local onde moram não passa sequer um ônibus?


Sem dúvida, reclamamos da vida, por vezes, de barriga cheia. Acho que não há nada melhor para acordar para a realidade do que visitar lugares assim. Ver o brilho nos olhos de crianças e até adultos que não viam brinquedos ou comida há muito tempo.


Peço desculpas pelo post um tanto quanto "depressivo". No final de ano, é de se esperar que as pessoas falem de coisas alegres... mas tive que partilhar essa experiência.


Galera, um Feliz Natal (atrasadinho, né, mas o que vale a intenção - e eu estava na casa da minha avó, onde não tem internet) e um 2009 maravilhoso para todos nós, com mais esperança, menos injustiça, menos corrupção e mais amor e compaixão! Talvez seja disso que o mundo esteja precisando. =D




Antes de eu morrer quero...

Recebi da Bruninha a tarefa de repassar um meme a 8 dos meus amigos blogmaníacos! Pois bem! O meme consiste em dizer 8 coisas que queremos fazer antes de bater as botas. Iiih... será que oito itens são suficientes? Bom... vamos tentar resumir todos os meus desejos em oito tracinhos:

- Ficar trancada dentro de um supermercado com alguém especial (meio impossível, né, mas vamos lá!)
- Engordar um pouquinho (não na barriga! Só nas pernas - e nos peitos, se for possível!)
- Me formar, iniciando a jornada para construir uma p*** de uma carreira jornalística!
- Comprar um carro
- E um apartamento
- Alcançar minha pura e completa independência
- Viajar pela Europa e América do Norte
- Ir pra Disney!!!

E, por fim, não foi fácil escolher oito amigos blogueiros, mas aí vai! Espero respostas para...
Queria colocar, também o CARTAS À FILOSOFIA, mas vi que ela já recebeu um meme, então... =D
Seguem as regras deste meme:
- Colar a fotinho da morte
- Fazer lista com 8 coisas que sonhamos fazer antes de ir pro beleléu
- Convidar 8 blogs de amigos para responder também
- Comentar no blog de quem nos convidou
- Avisar os blogs convidados "da convocação"
- Mencionar as regras.
Divirtam-se!
Implacável
O assunto do momento é o desastre em Santa Catarina. E como não poderia ser? Enchentes, desabamentos, pessoas perdendo suas casas, sendo soterradas...
É Bom Dia Brasil, Jornal Nacional, jornais locais, impressos, midiáticos e na internet, todos fazendo a cobertura dessa tragédia que pegou os catarinenses de surpresa.
Foi de uma hora para a outra. Minha dinda mora em Blumenau, e mandou algumas fotos que, acho, falam mais do que 1000 palavras:




Sabe, penso que tragédias como essa sejam o reflexo de nossas atitudes em relação à natureza. É claro que não estou dizendo que Santa Catarina mereceu, de forma alguma. Nenhum ser humano merece ter de passar pela situação em que o nosso estado vizinho encontra-se agora.
Mas fenômenos meteorológicos como temporais, vendavais, tremores de terra e até furacões tem começado a fazer aparições no Brasil. Há anos atrás, nem se pensava na possibilidade disso acontecer.
Se continuarmos a desrespeitar o meio ambiente, acho que as coisas tendem a piorar.
Se há alguma coisa boa que sai de tragédias como essa, é o modo como elas mobilizam o Brasil. Fazem a solidariedade emergir.
Quem puder ajudar, vá até as prefeituras, doem alimentos. Tem gente precisando.
=D